PL-TV: Soraya Santos

destaca tema da ONU
Mulheres em ano de pandemia


Brasília - Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) neste ano, a ONU Mulheres escolheu o tema “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de Covid-19?. Isto porque as mulheres estão na linha de frente da crise da Covid-19 como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das “líderes nacionais mais exemplares e eficazes” no combate à pandemia. Para as dirigentes da ONU Mulheres, a crise destacou tanto a centralidade de suas contribuições quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.

A deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), ex-coordenadora da bancada feminina e ex-primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara, disse que essa crise na saúde pública em nível mundial trouxe à tona o trabalho “silencioso e cuidadoso” das mulheres na ciência, não apenas contra a Covid-19, mas também outras doenças, como a microcefalia.

A liberal mencionou também o impacto da pandemia nas relações familiares, acentuando a dupla jornada das mulheres mães de família: trabalhar em regime de home office e cuidar dos filhos e da casa ao mesmo tempo. Ressaltou ainda o papel das mulheres na prevenção, como cuidadora, professora, como incentivadora das medidas de higiene.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, a deputada lembrou que, antigamente, só se votavam projetos defendidos pela bancada feminina no dia 8 de março. Quando ela foi coordenadora da bancada, disse que estendeu essas votações para o mês de março, o mês de outubro e o de novembro. Em março, eram votados temas gerais relacionados aos direitos das mulheres. Em outubro, que é o mês voltado para o combate ao câncer, eram votados projetos relacionados à saúde das mulheres. Em novembro, há o movimento chamado 16 dias de ativismo, em que são votados projetos contra a violência de forma geral e também a violência relacionada a gênero.

Atualmente, segundo a congressista, existe o entendimento de que projetos relacionados à dignidade humana não precisam de data especial para serem votados. Segundo ela, o atual presidente, deputado Arthur Maia, fez o compromisso de colocar esses temas em votação o ano inteiro.

Na Câmara dos Deputados, a bancada feminina se destacou na aprovação de projetos relacionados ao combate à pandemia e seus efeitos econômicos e sociais. Entre os projetos que tiveram deputadas como autoras ou relatoras, destacam-se:

combate e prevenção à violência doméstica se torna serviço essencial liberação da telemedicina, em caráter emergencial, enquanto durar a crise ajuda de R$ 3 bilhões ao setor cultural medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais utilização de recursos parados em contas de estados e municípios para o combate à pandemia A bancada feminina também teve atuação determinante para a garantia de duas cotas do auxílio emergencial para mulheres chefes de família. A regra foi incluída no projeto que criou o auxílio emergencial e definiu quem teria direito ao benefício.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV