Esta Matéria não tem vídeo
Deputado Luiz Antônio durante visita na Santa Maria Madalena 

Deputado Luiz Antônio durante visita na Santa Maria Madalena
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Luiz Antônio Corrêa

percorre cidades do interior do RJ
para a implantação de castramóvel


Brasília - O deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ) tem percorrido o interior do estado do Rio de Janeiro para distribuir emendas parlamentares para a compra de castramóveis (veículos adaptados para a castração de cães e gatos). O parlamentar já visitou as cidades de Valença (Sul Fluminense); Quissamã e São João da Barra (Norte Fluminense); e Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cordeiro e Bom Jardim (Região Serrana) para implementar o projeto.

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Além disso, uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

Segundo o deputado, o objetivo é ajudar municípios menores a reduzirem o número de animais abandonados e os casos de maus-tratos. Ele também cita que essa é uma questão de saúde pública. “Animais nas ruas causam acidentes de trânsito e afetam a saúde pública, porque podem transmitir doenças que afetam tanto humanos quanto outros animais. A forma mais eficiente de reduzir esse problema é a castração, porque evita a procriação indesejada e por consequência o abandono”, afirma Luiz Antônio.

O parlamentar liberal também fala que aprendeu sobre essa questão com um dos seus filhos, Clóvis, que é um entusiasta da causa animal e atualmente trabalha no mercado pet. “Converso bastante com meus filhos e o Clóvis que é muito envolvido com cães e gatos me chamou a atenção sobre essa necessidade do país e do estado e decidi colocar o meu mandato à disposição – principalmente dos municípios menores que possuem menos recursos para investir nos castramóveis”. Concluiu o deputado.

Aprendizado em outros em municípios

Antes de visitar os primeiros municípios que devem receber os castramóveis, o deputado Luiz Antônio esteve em Resende e Barra do Piraí, cidades que se destacam no Rio de Janeiro por já apresentarem avanços na defesa dos animais. Barra do Piraí conta com castramóvel itinerantes que percorrem os bairros das cidades atendendo moradores e protetores e Resende inaugurou um hospital público de excelente infraestrutura para atender os animais de pessoas mais carentes.

Nesses encontros o deputado notou que a parceria com a população foi fundamental para que os projetos vingassem. “O envolvimento da sociedade é vital para o funcionamento dessa iniciativa. Precisamos ter os protetores dos municípios unidos para ajudar na divulgação e conscientizar os tutores da importância da castração e explicar que é um procedimento que vai melhorar a vida do animal. Se a população não abraçar essa causa fica muito difícil para o poder público agir sozinho”. Relatou o parlamentar.

Abandono aumenta durante pandemia

Embora muitas famílias decidiram adotar ou comprar um animal de estimação para ter uma nova companhia durante a pandemia do Coronavírus, o número de pets abandonados sofreu um relevante aumento. O cenário é confirmado por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e até mesmo pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet.

Em entrevista para a BBC News Brasil, o diretor da ONG Cão Sem Dono, Vicente Define Neto, relata que desde o agravamento da pandemia no Brasil tem recebido cerca de 200 e-mails por dia. Em geral, há gente interessada em encontrar novos donos para seus pets. Segundo ele, houve um aumento de 40% da procura anterior ao período.

De acordo com Neto, esse é um número absurdo e como as ONGs estão lotadas, certamente são animais que serão abandonados posteriormente. Os motivos relatados por quem o procura são, quase sempre, relacionados ao novo coronavírus — ou a crise decorrente da pandemia. “Entre os fatores, estão a perda de emprego e gente que está indo morar de favor com algum parente e não tem como levar o animal”, diz o diretor.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram