PL-TV: Zé Vitor
integra comissão externa destinada a acompanhar acordo entre Vale e MG
Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu instalar no Legislativo uma comissão externa na Casa para acompanhar e fiscalizar o acordo entre Vale e o governo de Minas Gerais em relação à tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho. O deputado liberal Zé Vitor (PL-MG) foi indicado para compor o novo Colegiado. Os trabalhos da Comissão foram iniciados na última terça-feira, 24.
A avalanche de lama que atingiu comunidades da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em janeiro do ano passado, ceifou 270 vidas, sendo que 11 vítimas permanecem desaparecidas.
No último dia 17, familiares das vítimas se reuniram em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, reivindicando participação direta nas discussões do acordo. Durante audiência, Estado, instituições jurídicas e Vale não chegaram a um consenso.
O governo de Minas reivindicou R$ 54 bilhões, mas a mineradora ofereceu cerca de R$ 21 bilhões. O secretário geral do Estado, Mateus Simões, diz que essa quantia foi recusada, mas que, neste momento, está sendo discutido o formato do acordo para depois tratar sobre valores. Nova audiência foi marcada para 9 de dezembro.
Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG) se rompeu deixando mais de 270 mortos.
A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.
Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa e uma comissão parlamentar de inquérito para acompanhar o caso. Além disso, vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.
|


|