Esta Matéria não tem vídeo
  Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Assembleia aprova

PL liberal que cria programa para
multar corte irregular de árvores no MS


Mato Grosso do Sul - A Assembleia Legislativa do MS aprovou, nesta terça-feira, 10, projeto de lei (236/2019), do deputado estadual João Henrique (PL-MS), que institui o Programa Raízes do Cerrado em Mato Grosso do Sul.

O objetivo da proposta liberal é proteger, preservar a arborização das áreas públicas do Estado, assegurando as condições ambientais e paisagísticas após um corte ou poda irregular feitos por empresas ou concessionárias do serviço público. “Este projeto tem como finalidade única a proteção ao meio ambiente, devolvendo a ele o que lhe foi retirado”.

De acordo com o projeto – que vai para sanção do governador - o corte e poda de árvores, realizados por empresas ou concessionárias de serviço público que causarem derrubada ou provocarem dano ambiental coletivo, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvore em áreas públicas no perímetro urbano do Estado, ficarão obrigadas a plantarem, no mínimo, 5 (cinco) árvores frutíferas típicas do Cerrado.

“Este projeto é muito interessante, porque repõe na natureza árvores frutíferas no lugar daquelas que tiveram corte ou poda feitos de maneira irregular. Principalmente agora, em época de chuvas, muitas destas árvores acabam caindo porque sofreram algum dano anteriormente. Quando for comprovado este dano, o Governo Estadual escolherá as árvores frutíferas a serem plantadas nas praças, nas áreas públicas, integrando toda a sociedade, tornando a cidade mais bonita e também fornecendo alimento”, explica o parlamentar.

Os municípios do Estado, segundo o programa Raízes do Cerrado, poderão implementar o programa em seu respectivo Plano Diretor de Arborização Urbana. Caso as empresas ou concessionárias de serviço público não cumpram a lei, estarão sujeitas à fiscalização e multa estipulada e regulamentadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO.

O valor da multa poderá ser convertido em doação de mudas frutíferas ao Estado, na proporção estabelecida ao dano em ato regulamentador, ou outra medida compensatória estabelecida pelo órgão estadual responsável. “As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, indispensáveis para a garantia de um meio ecologicamente equilibrado. O dano ambiental gera a degradação e o consequente desequilíbrio ecológico.

Assim, entendemos que os sul-mato-grossenses precisam e merecem assumir uma atitude socioambiental verdadeiramente sustentável”, ressaltou o liberal.

Íntegra da proposta:
Projeto de Lei 236/2019



Fonte: Assessoria de imprensa do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram