Esta Matéria não tem vídeo
Deputada estadual Joana Darc (PL-AM)


Deputada estadual Joana Darc (PL-AM)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Joana Darc

destaca avanços da proteção
animal no Amazonas


Amazonas - A deputada estadual Joana Darc (PL-AM), participou como palestrante do 2° Seminário de Proteção Animal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) em parceria com a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Durante o Seminário, que iniciou a programação da Semana da Virada Animal 2020, a presidente da Caama destacou os avanços da causa animal no Amazonas nos últimos anos. A liberal explicou a importância da construção de políticas públicas para que projetos possam ser executados em prol dos animais.

“Quando entramos no Legislativo, ainda no municipal, detectamos que não se havia nada direcionado à proteção dos animais, e a partir daí fomos apresentando proposituras que pudessem fundamentar e fazer com que pudéssemos alcançar conquistas maiores “, explicou a deputada.

De acordo com o portal de notícias da Assembleia, na ocasião, a parlamentar salientou ainda a inserção da proteção animal nas atribuições da Comissão de Meio Ambiente da Aleam, bem como a criação da Assessoria de Bem-estar animal na Sema, frutos de indicativos de sua autoria no parlamento e a criação de vários Projetos de Lei que protege e beneficia os animais e protetores.

“Já temos muitos projetos que hoje são leis no nosso estado. Dentre eles está a criação da Virada Animal, vigente e sendo executado pela Sema, que tem o objetivo de conscientizar a população. E temos também projetos que protegem os animais, como o que multa quem deixar animais domésticos presos em correntes, o projeto que proíbe a eutanásia em animais saudáveis, e está tramitando agora na Aleam o projeto que exige do autor de maus-tratos a animais todo custeio do tratamento de saúde do animal. Esse projeto vem reforçar a Lei Federal sancionada esta semana que aumenta a pena para quem comete maus-tratos a animais”, destacou Joana Darc. Hospital veterinário A parlamentar destacou ainda a construção do Hospital público veterinário, fruto de seu empenho e articulação, que está sendo realizado por meio de parceria entre a Sema e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e deverá ser entregue no início de 2021 e também anunciou a construção de três castramóvel, frutos da destinação de recursos parlamentares, que levaram atendimento veterinário e castração gratuita para os animais no estado do Amazonas que deverão ser entregues até o final do ano.

“Estas são algumas das muitas conquistas, ainda há muito a se fazer, mas para isso precisamos construir bases sólidas e por isso vou trabalhando forte para mais caminhos sejam abertos para o crescimento e fortalecimento da Proteção Animal no Amazonas”, concluiu a parlamentar.

Representatividade na Assembleia Legislativa

Joana Darc já apresentou mais de 50 Projetos de Lei em favor do bem-estar dos animais de 2019 a 2020. Destes, 16 deles já foram sancionados pelo governador e publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), é o caso de leis como a proibição de mutilação e procedimentos cirúrgicos desnecessários em animais para fins estéticos.

Por meio da Lei 5.047/2019, o Estado passou a cassar a inscrição estadual das empresas que provoquem maus-tratos a animais no Amazonas. A proibição é pelo prazo de cinco anos, contados do trânsito em julgado da decisão judicial. São considerados maus-tratos: abusar, ferir, mutilar, infligir dor ou sofrimento ou submeter animal vivo à experiência dolorosa ou cruel.

A Lei se aplica a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A legislação estadual proíbe, ainda, a utilização de artigos animais que causam maus-tratos, como o uso das correntes. Segundo a Lei, 5.019/2019, fica proibida a prática de atos de abuso, crueldade e maus-tratos contra animais, capazes de provocar privação das necessidades básicas, sofrimento físico, medo, estresse, angústia, patologias ou morte.

No Amazonas há ainda o selo “Amazonas sem Maus-Tratos: produto não testado em animais”, para empresas, instituições privadas, órgãos e entidades da administração pública, no Amazonas, que se destacarem pela não utilização de animais em experimentos científicos.



Fonte: http://www.ale.am.gov.br/2020/10/02/joana-darc-destaca-avancos-da-protecao-animal-no-amazonas/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram