PL-TV: PL de Luiz
Antônio Corrêa prevê que pedágios adotem cobrança automática para motocicletas
Brasília - A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei (nº 6155/2019), do deputado Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ), que prevê aos motociclistas o direito de usarem o pagamento automático de pedágio para reduzir os congestionamentos. A proposta liberal foi batizada de “Sem Parar”.
“O usuário da rodovia que circula em motocicleta não dispõe desse tipo de escolha. Segundo alegam as empresas que fornecem às concessionárias de rodovia o serviço de cobrança automática de pedágio, as motos não permitem a necessária estabilidade, ao passarem pelas cancelas, para que se realize a comunicação entre a tag e as antenas da praça de pedágio”, explica o parlamentar.
Mas, de acordo com o deputado, outras possibilidades, no entanto, vêm sendo testadas, como o emprego de pulseira ou de cartão com chip. “Com um desses dispositivos, o motociclista se dirige a cabines exclusivas da praça de pedágio e, então, o aproxima dos leitores ali instalados”.
O parlamentar lembra que, no exterior, a cobrança automática do usuário de motocicleta normalmente é feita com o emprego de três câmeras que registram a passagem do veículo, já previamente cadastrado pela concessionária ou pela empresa que explora o serviço. “Isso torna possível a emissão de ordem de pagamento ou o débito em conta específica do usuário junto ao explorador”, complementa o liberal.
A matéria aguarda análise das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.
Íntegra da Proposta: PL 6155/2019
|


|