Magda Mofatto
inaugura usina fotovoltaica em Caldas Novas (GO)
Goiás - A deputada federal Magda Mofatto (PL-GO) conseguiu grande feito ao inaugurar no último sábado, 29, em Caldas Novas, no Goiás, a maior usina fotovoltaica em perímetro urbano do Brasil.
A liberal é proprietária do Grupo DiRoma, empresa do ramo turístico, idealizadora do projeto capaz de iluminar 4.256 casas, além de preservar a natureza, através de energia solar 100% limpa. Durante a cerimônia de inauguração, a parlamentar destacou a indústria do turismo como um dos maiores geradores de empregos e renda.
“A indústria do turismo é um dos maiores geradores de empregos e renda. Caldas Novas é o maior destino turístico do interior do País. Caldas Novas possui o maior manancial hidrotermal do mundo. A indústria do turismo é a que mais preserva o meio ambiente, e agora saímos na frente novamente, somos pioneiros em energia limpa e sustentável”, declarou.
De acordo com matéria publicada no jornal O Popular, o empreendimento figura em nono lugar em dimensão em território brasileiro e primeiro em perímetro urbano no País, que segundo a liberal, só foi possível graças a incentivos federais, por meio de isenção de impostos para aquisição dos equipamentos.
Sobre o Grupo DiRoma, Mofatto apontou ser um dos pioneiros em energia sustentável e uma das empresas que mais respeita o meio ambiente.
“O Grupo Di Roma sempre foi pioneiro em todo o Centro-Oeste do País e uma referência para o Turismo nacional. Primeira piscina de ondas, primeiro parque aquático e agora a primeira usina fotovoltaica. É um pioneirismo que respeita o meio ambiente e sempre alia inovação e sustentabilidade”, destacou a liberal goiana.
Ainda durante a inauguração da usina, a deputada agradeceu a diversas autoridades presentes no evento como prefeitos, vereadores e também a do Presidente da República, Jair Bolsonaro. “Caldas Novas com mais de meio século de vida, é a primeira vez que um Presidente da República, em exercício, visita nossa cidade”.
Saiba mais
A usina fotovoltaica será pioneira no abastecimento sustentável de energia solar para o maior grupo de Turismo de Goiás. O excedente elétrico (que era anteriormente usado no DiRoma na rede tradicional) será ofertado à cidade de Caldas Novas, proporcionado que novas empresas se instalem na maior estância hidrotermal do mundo.
Além dos benefícios sociais, econômicos, a usina fotovoltaica propicia preservação do meio-ambiente. Em números absolutos, a energia limpa abundante da luz solar proporciona por ano a economia total de 603 toneladas de CO2, um dos gases mais poluentes emitidos no processo tradicional de emissão de energia elétrica.
|


|