Esta Matéria não tem vídeo
Airton Lima concede Medalha da 55ª Legislatura em memória à atuação histórica de Osvaldo Aranha
Thiago Auricchio briga para que planos de saúde cubram tratamento integral de pessoas com autismo
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Liberal concede

Medalha da 55ª Legislatura em memória à
atuação histórica de Osvaldo Aranha


Rio Grande do Sul - O deputado estadual Airton Lima (PL-RS) concederá, no próximo dia 3 de setembro, a Medalha da 55ª Legislatura em homenagem ao histórico político brasileiro Osvaldo Aranha, reconhecido internacionalmente por fazer lobby pela criação do Estado de Israel.

De acordo com o portal de notícias da Assembleia Legislativa, a condecoração será entregue ao seu sobrinho bisneto, Patric Arend Luderitz, em memória à atuação exemplar de Aranha. A solenidade ocorrerá na Igreja do Evangelho Quadrangular Sede de Alegrete (rua Waldemar Mason, n° 2016 – Centro), às 19h.

A homenagem foi motivada, principalmente, pela atuação de Osvaldo Aranha na criação do Estado de Israel, fato que beneficiou muitos judeus e sionistas pela partição da Palestina.

Biografia de Osvaldo Aranha

Osvaldo Euclides de Sousa Aranha nasceu em Alegrete, no dia 15 de fevereiro de 1894 e foi um político, diplomata e advogado brasileiro, que ganhou destaque nacional em 1930 sob o governo de Getúlio Vargas.

Filho de Luísa de Freitas Vale Aranha e do coronel da Guarda Nacional e fazendeiro Euclides Egídio de Sousa Aranha, passou sua infância na cidade natal, a qual seu avô teria fundado.

Apesar de sua extensa atuação na política brasileira e internacional, Osvaldo Aranha é conhecido por fazer lobby pela criação do Estado de Israel como chefe da delegação brasileira à ONU e presidente da Assembleia Geral da ONU.

Em 1925 foi prefeito de Alegrete. Introduziu então muitas modernizações, como a rede de esgotos da cidade. Com sua peculiar diplomacia conseguiu a paz entre as famílias separadas pelos conflitos políticos de 1923.

Dois anos mais tarde foi eleito deputado federal. Em 1928 tornou-se secretário do interior, onde dedicou grande esforço para obras educacionais.

De 1930 a 1945, Aranha foi um grande articulador no governo brasileiro, atuando em diversas áreas atuando em defesa das relações brasileiras com os Estados Unidos, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Como chefe da delegação brasileira, em 1947, foi presidente da primeira sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas durante a votação da UNGA 181 sobre o plano de partição das Nações Unidas para a Palestina, no qual ele adiou a votação por três dias para garantir sua aprovação, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação. Por seus esforços na situação palestina, Osvaldo Aranha foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 1948.

Por ter sido um dos articuladores da criação do estado de Israel foi homenageado emprestando seu nome a uma rua em Tel Aviv, Israel. Pelo mesmo motivo, há também uma rua com o seu nome em Bersebá, Israel, localizada no Campus da Universidade Ben-Gurion do Negev. Há também uma praça em Jerusalém com seu nome e uma rua em Ramat Gan. Homenagem também concedida em Porto Alegre em 1930, através da Avenida Osvaldo Aranha, localizada no Bairro Bom Fim, onde vivem centenas de famílias de imigrantes judeus.


Entrou no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", em 17 de abril de 2020.



Fonte: http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/321539/Default.aspx




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram