Deputado liberal
debate retomada das atividades do setor cultural no ES
Espírito Santo - A Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba realizou, na última terça-feira, 18, mais uma rodada de diálogos com os segmentos ligados ao setor cultural. Novamente o ponto central foi a retomada das atividades. A iniciativa do encontro foi do deputado Alexandre Xambinho (PL-ES), que preside o colegiado.
Segundo o portal de notícias da Assembleia, nas reuniões anteriores, deputados, agentes culturais e empresários da área de eventos e cultura vinham pleiteando a inclusão do setor nos estudos de Matriz de Risco da Covid-19.
“No início do mês esse pleito foi atendido e tivemos um anúncio do governador Renato Casagrande de permissão para realização de alguns eventos a partir de setembro. Agora queremos saber qual passo o governo vai dar e como se dará a abertura”, destacou o parlamentar liberal.
Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, explicou que, apesar de o momento apresentar desaceleração dos casos de Covid-19, a situação ainda exige muito cuidado. Segundo ele, toda liberação de atividades será com base em um processo de corresponsabilidade entre governo e sociedade.
“É uma complexidade tão grande que vamos desvendando. É uma abertura que impacta tanto. É triste, mas tivemos, hoje (18 de agosto), 30 mortes. Ao mesmo tempo em que lidamos com a expectativa econômica, temos uma realidade de luto. Tomaremos cuidados para que a gente não seja promotor de uma nova retomada de crescimento da infecção. Flexibilizar e ter de parar depois é muito duro. Tem custos a serem considerados. Uma assinatura de liberação de atividade é de uma responsabilidade extrema”, frisou.
Protocolos de segurança
“Pelo anúncio do governador em setembro devem reabrir museus, galerias e acervos culturais e para novembro as confraternizações sociais, clubes, cerimoniais, condomínios, teatros, cinema e circo. Todos os últimos com público reduzido. Para todos os eventos serão preparados protocolos junto com a Secretaria de Saúde. O setor de entretenimento, que inclui shows e festas, ainda precisa de maior atenção e ainda não temos uma previsão para reabertura”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.
“Temos de dimensionar o distanciamento, número de pessoas, limite do local e vários outros. Temos recebido sugestões de protocolo e realizamos muitas pesquisas com experiências em outros estados e países. Já fechamos o compromisso de realizar três agendas com cada setor cultural para preparar as normativas e exigências. A primeira será com representantes de eventos corporativos, outra com eventos sociais e a terceira com os empresários de circo e teatro”, anunciou Noronha.
Saiba mais
Participaram da reunião virtual empresários e trabalhadores do ramo de shows, eventos e outros segmentos ligados à área. Os secretários de Estado de Cultura, Fabrício Noronha, e de Turismo, Dorval Uliana, também estavam presentes. Essa foi a terceira reunião do colegiado para a construção de um plano de atividades para o setor, um dos mais impactados pela pandemia. A exemplo da última reunião, o foco principal foram os protocolos para retorno das atividades.
|


|