PL-TV: Marcio Alvino
solicita auxílio para bares e restaurantes
Brasília - O deputado federal Marcio Alvino (PL-SP) se reuniu, na última quarta-feira, 5, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para apresentar demandas recebidas do representante do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores), de Jacareí, Sr. José Luiz de Matos Ribeiro. O setor foi um dos mais prejudicados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, representando atualmente 2,7% do PIB nacional. Mas, devido à pandemia de Covid-19, levantamento realizado pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), mostra que 72% das empresas promoveram demissões neste período, deixando cerca de 1,2 milhão de trabalhadores da área sem emprego.
Na região do Vale do Paraíba, por exemplo, o problema não é diferente. Devido às medidas de isolamento social para prevenir e conter a propagação do vírus, o Sinhores estima que mais de 1.500 trabalhadores de bares e restaurantes perderam seus empregos.
“Desde quando eu e o deputado estadual André do Prado (PL-SP) fomos prefeitos, sabemos o quanto os bares e restaurantes são propulsores da economia e grandes geradores de emprego e renda, sendo muitas vezes a porta de entrada para jovens e pessoas sem instrução ou experiência no mercado de trabalho com carteira assinada. A recuperação da economia depende da sobrevivência destes empreendimentos, bem como a manutenção dos empregos gerados por eles”, ressaltou o liberal, por meio de sua assessoria.
Ao final da reunião, o Ministro Álvaro Antônio anunciou que o Ministério do Turismo, por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) tem dialogado com o presidente da Abrasel para que, em breve, todos os proprietários de bares e restaurantes tenham acesso a linhas de crédito atrativas.
|


|