Esta Matéria não tem vídeo
Deputado Paparico Bacchi elaborou o projeto de lei com apoio de Pedro Ortaça
Deputado Paparico Bacchi elaborou o projeto de lei com apoio de Pedro Ortaça
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Paparico Bacchi

apresenta PL que busca valorizar
artistas do Rio Grande do Sul


Rio Grande do Sul - O deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS) protocolou na última segunda-feira, 29, projeto de lei que busca valorizar músicos, cantores e trovadores do Rio Grande do Sul. Denominado “PL Pedro Ortaça”. A proposta, que leva o nome do músico missioneiro, estabelece a obrigatoriedade de contratação de artistas locais na abertura de eventos musicais patrocinados ou financiados com recursos públicos.

Além do pagamento de cachê o contratante deverá oferecer aos profissionais estabelecidos no Estado a mesma estrutura de palco, som, iluminação, camarim, água e alimentação.

Na justificativa do projeto, Bacchi ressalta que é dever do poder público estimular a cultura regional. O líder da bancada do PL na Assembleia e Legislativa, que por mais de 22 anos atuou no ramo de eventos por meio de uma empresa de sonorização, afirma que o objetivo do seu projeto de lei é criar um novo mecanismo de promoção e valorização dos artistas gaúchos.

“Os conjuntos musicais são empresas que geram empregos e pagam tributos para o nosso Estado, assim como os instrumentistas, cantores e trovadores que têm carreira solo e investem no RS. Entendo que estes talentos e empreendedores recebam tratamento justo e incentivos para que mostrem e divulguem o seu trabalho”, pontua o deputado.

De acordo com o autor, a Secretaria Estadual de Cultura, será a responsável a organização e adotará as providências relativas à disponibilização da lista dos artistas locais, sendo responsável pela fiscalização da atividade das empresas organizadoras e promotoras do evento.

Pedro Ortaça apoia o projeto de lei

Mestre da cultura popular, Pedro Marques Ortaça é um compositor e músico gaúcho que propôs e ajudou a construir a identidade musical missioneira. Nascido no dia 29 de junho 1942, em Pontão Santa Maria, primeiro distrito de São Luiz Gonzaga, Pedro Ortaça é considerado um dos quatros troncos da cultura missioneira.

Em meados de 1966, juntamente com Noel Guarani e Cenair Maíca, decidiu que iria criar um novo modo de compor, cantar e tocar. A este grupo, e com os mesmos ideais, juntou-se Jaime Caetano Braun, que serviu de fonte e vertente para o trabalho cultural que se iniciava, haja vista que o quarteto discordava como as coisas do Rio Grande do Sul eram colocadas, não os satisfaziam e não serviam como norte e inspiração para eles e outros artistas.

Inconformado com a pouca valorização dos artistas gaúchos e disposto a defender a classe, Pedro Ortaça procurou o deputado Paparico Bacchi. Em audiência realizada no início deste ano no gabinete do parlamentar, Pedro Ortaça e o filho Gabriel apresentaram argumentos que embasaram o projeto de lei protocolado no dia em que o “Galo Missioneiro” completa 78 anos.

“Este projeto de lei nasce para proteger a música gaúcha e valorizar a classe artística do RS. Caso seja aprovada, esta proposição será um marco na história da música e na vida dos artistas que merecem ser reconhecidos e valorizados pelo seu talento, criatividade e trabalho”, finaliza Paparico Bacchi, ao destacar a importância da proposta e o nome de Pedro Ortaça para a cultura regional.



Fonte: http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/320896/Default.aspx




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram