PL-TV: Projeto de Katia

Sastre propõe novas regras para depoimentos
de presos em flagrante


Brasília - A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei (nº 360/2020), da deputada Policial Katia Sastre (PL-SP), que regula a apresentação de preso à autoridade judicial, após efetivada sua prisão em flagrante, dentro do prazo de 24 horas. O projeto prevê mudanças no Código de Processo Penal.

Pela proposta, que propõe mudanças no Código de Processo Penal, após a prisão, dentro desse prazo, o preso deverá ser conduzido à presença do juiz competente, em audiência de custódia, fisicamente ou por videoconferência, para efeito de depoimento judicial prévio. Válido para efeitos de instrução processual, ocasião em que deverá ser apresentado o auto de prisão em flagrante acompanhado de todas as oitivas colhidas e, caso o autuado não informe previamente o nome de seu advogado, deverá ser assistido por membro da Defensoria Pública.

Fica ainda vedada a soltura de preso anteriormente posto em liberdade em audiência da mesma natureza no prazo de dois anos, por ausência dos requisitos dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, ocasião em que a prisão em flagrante deverá ser convertida em prisão preventiva, por garantia da ordem pública.

“Pelo projeto liberal, em razão da presença de todas as partes, a saber: juiz, Ministério Público e Defensor Público, entendemos que se faz essencial que se reconheça validade processual a este ato, por meio da realização de depoimento judicial prévio sobre o fato criminoso, sem prejuízo de depoimento posterior no decurso do processo judicial, mas viabilizando a celeridade processual, bem como em razão da memória dos fatos estar na melhor condição para todas as partes. Vale reforçar que, em outros países, no direito comparado, deste primeiro encontro junto ao poder judiciário é possível que se encerre o processo pela confissão e aplicação de medida jurisdicional.

Assim, nos parece que este é um caminho que deveríamos observar para o direito brasileiro, em especial pelas demandas judiciais existentes e pelo combate à impunidade”, argumenta a autora na justificativa da proposta.

Proposta na íntegra:
PL 360/2020



Fonte: Agência Câmara de Notícias

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas do Tribunal Eleitoral
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV