Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual Fabion Gomes (PL-TO)
Deputado estadual Fabion Gomes (PL-TO)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Fabion Gomes quer

criar Fundo Especial para enfrentamento às pandemias
e catástrofes no Tocantins


Tocantins - O deputado estadual Fabion Gomes (PL-TO) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, que aponta ao Governo do Estado, a necessidade urgente de que seja enviado ao Parlamento Projeto de Lei, instituindo o Fundo Especial para o Enfrentamento de pandemias, catástrofes, desastres naturais e ambientais.

De acordo com a proposta liberal, o Brasil, assim como a sociedade tocantinense como um todo, tem sentido o forte impacto trazido com os efeitos gerados pela pandemia da Covid-19, pois a economia, não menos importante do que a Saúde da população que também vem sofrendo sem medida, fez com que Estado sentisse a gravidade da situação instaurada. Por esta questão, os municípios têm sofrido quanto ao atendimento à saúde, ao acesso à Educação, a infraestrutura básica, entre outros serviços.

Segundo o projeto, o Estado ficará responsável a destinar 1% da receita líquida corrente a cada mês para o Fundo Especial, onde obviamente assegurará recursos financeiros para a prevenção, combate ao contágio e tratamento da população infectada, e para a mitigação das suas consequências políticas, sociais e econômicas, em decorrência dos agravos advindos de pandemias, bem como pela incidência de catástrofes, desastres naturais e ambientais, no âmbito do Estado do Tocantins.

Na justificativa, o parlamentar destaca que o país está diante de uma doença grave, que exige muitos recursos e investimentos, portanto, a criação do Fundo Especial é de grande relevância para o combate e enfrentamento de agravos.

“Precisamos ampliar leitos de UTI, comprar respiradores e testes para a população. Nossa indicação abre a possibilidade do Estado investir recursos para o combate ao coronavírus, Influenza H1N1, dentre outras. Como também ajudará no enfrentamento de desastres, catástrofes, período de estiagem e quando houver situações de calamidade pública”, informou o parlamentar.

Conforme o portal de notícias da Assembleia Legislativa, o liberal ponderou ainda que não se trata da solução para os problemas enfrentados no Estado, mas sim uma alternativa para minimizar potenciais danos financeiros futuros caso haja outra crise de saúde pública.

“Tal medida se faz necessária para dissolver parte dos gastos públicos que serão depositados mensalmente na conta única deste fundo gerido pelo Estado. Com efeito, essa não é a primeira crise epidemiológica que passamos e de certo também não será a última. Assim, essa medida poderá mitigar parte dos problemas”, justificou Fabion Gomes.

Outro ponto destacado na proposta é que as cidades que tem como sua maior fonte de recursos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), conviverá com uma dificuldade sem tamanha, pois, não conseguirá levar ao cidadão o mínimo daquilo que lhe é devido, uma vez que não terão recursos financeiros para tal, sendo assim, é necessário que o Estado tenha e ofereça planos de enfrentamento para seus municípios, fomentando o combate às doenças e demais outros agravos.

“Sabemos que algumas cidades estão passando por dificuldades durante a pandemia e o intuito da indicação é que o Estado possa ter um olhar especial para a população tocantinense”, explicou o parlamentar.



Fonte: https://al.to.leg.br/noticia/gabinete/fabion-gomes




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram