Esta Matéria não tem vídeo
Deputado Giovani Cherini durante reunião com a bancada gaúcha
Deputado Giovani Cherini durante reunião com a bancada gaúcha
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Cherini discute

recursos para combate ao covid-19
no Rio Grande do Sul


Brasília - A Bancada Gaúcha, coordenada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS), se reuniu na última segunda-feira, 30, com o Governador Eduardo Leite e a Secretária de Saúde Arita Bergman para discutir a situação do Combate ao coronavírus e a crise econômica que o Rio Grande do Sul enfrenta.

Por meio de publicação em suas redes sociais, Cherini informou que o Governador iniciou a reunião pedindo apoio aos Projetos que favoreçam o envio de recursos ao Estado, “uma vez que medidas tomadas pelo Governo Federal não atendem completamente o Rio Grande do Sul”, destacou.

Na ocasião, a Secretária Arita agradeceu a sensibilidade dos parlamentares gaúchos, especialmente ao coordenador da bancada, que fez toda a articulação política. A Secretária fez sugestões de aplicação dos recursos e da manutenção das indicações dos parlamentares anteriormente realizadas para custeio no valor de R$ 74 milhões, defendeu a aquisição de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que é a grande carência nas Unidades de Saúde no momento.

“Referente ao recurso de R$ 100 milhões recém indicado pela Bancada, a sugestão da distribuição é per capta para todos os municípios gaúchos, com o restante destinado para hospitais com leitos habilitados para UTI, respiradores, hospitais municipais de grande porte como Sapucaia do Sul, Bagé, Passo Fundo, entre outros. Parte deste recurso ainda será aplicado na aquisição de equipamentos e a possibilidade de obras, que são importantes para o combate ao COVID – 19”, informou o parlamentar.

Cherini ressaltou que a promessa do Governo Federal é liberar todo o recurso indicado para a saúde pela Bancada ainda no mês de abril. Defensor da prevenção na Saúde Pública, ele destacou também que “deve haver investimentos na prevenção e imunidade da população, para que a chance de cura seja maior”, alertou.

Sem esquecer da estiagem que assola fortemente várias regiões gaúchas, o liberal ainda destacou a importância da instalação de um gabinete de crise para seca, pois alguns deputados da bancada demonstraram preocupação com a calamidade que o Estado enfrenta também com a situação.

Durante a reunião, os Parlamentares da Bancada posicionaram-se fortemente em torno da chegada dos recursos pela correta aplicação e nas votações que o Governo Estadual necessita e que tramitam para votação nos próximos dias no Congresso Nacional.

Testes do Covid-19

O Governador informou que trabalha em diversas frentes para adquirir testes do Covid-19, inclusive conta com o apoio de empresários para custear a aquisição de testes e respiradores. Informou ainda que trabalha para a liberação de empresa do Estado que poderá fabricar novo modelo de respirador.

Com os recursos viabilizados pela Bancada Gaúcha, o Governo está solicitando que os recursos também possam ser utilizados para atendimento de urgência e emergência, através de ambulância avançada, ou seja, veículos terceirizados com atenção especializada.

Além disso, o governo Estadual está comprando 600 camas, 200 respiradores, testes para o Covid-19, e 500 mil luvas. Até o momento foi recebido do Governo Federal 30 leitos de UTI que foram distribuídos para Passo Fundo, Canoas e Osório.

A Secretária Arita acrescentou que estão chegando aos municípios novos lotes de testes para a população em geral e o Estado também está comprando 50 mil testes para os trabalhadores da Segurança Pública e Saúde.

Os testes são aplicados mesmo que o paciente vá a óbito. Arita ainda destacou que a prioridade do momento é aquisição e alocação de equipamentos necessários para o combate ao Coronavírus, porém existem obras em andamento que serão imprescindíveis para o combate ao coronavírus, como: novos leitos no Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital Vila Nova.

“No encerramento o Governador informou que estuda a liberação de recursos e critérios para trabalhadores autônomos. E os apoios recebidos da iniciativa privada, designou a Defesa Civil e a Secretaria da Governança para esta Gestão”, informou o liberal por meio das redes sociais.



Fonte: Facebook do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram