Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS)
Deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputado liberal

alerta para o risco de
extinção de municípios do RS


Rio Grande do Sul - O líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS) alertou, em pronunciamento na abertura oficial da Expo Jacutinga 2020, na última sexta-feira, 6, para o risco de extinção de municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo ele, a possibilidade de extinção dos municípios representa retrocesso social e econômico, local e regional. O liberal, que é presidente da Frente Parlamentar para Estudo da PEC (nº 188/2019), afirmou que os 684 mil habitantes dos 231 municípios gaúchos ameaçados de deixarem de existir em 25 regiões do RS, sofrerão as consequências da proposta, que tramita no Senado Federal e que pode ser votada ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o portal de notícias da Assembleia, a proposta de Emenda Constitucional assinada pelos senadores Fernando Bezerra Coelho e Eduardo Gomes, subscrita por outros 29 parlamentares, prevê no artigo 115, que os municípios de até cinco mil habitantes deverão comprovar sua sustentabilidade financeira até o dia 30 de junho de 2023.

Caso contrário, serão incorporados automaticamente por outro município próximo a partir de 1º de janeiro de 2025. O critério financeiro imposto pela PEC é a comprovação de receita própria de no mínimo 10% do total da arrecadação municipal.

Audiência em Brasília

“Estou em Brasília para dialogar com o senador Márcio Bittar. Entendo que o critério de avaliação econômica é injusto e precisa ser revisto, pois a vida das pessoas acontece nos municípios onde elas moram, trabalham e geram os recursos arrecadados por meio dos tributos que, infelizmente, na sua maioria, são repassados à União e nunca mais voltam”, assinala Bacchi.

De acordo com o portal, autoridades e lideranças locais e regionais, inclusive prefeitos dos 24 municípios ameaçados de extinção na região do Alto Uruguai, acompanharam atentamente a manifestação que ocorreu em cerimônia realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Jacutinga. Paparico Bacchi, que representou a presidência da Assembleia Legislativa no evento, afirmou que o texto original da PEC não pode prosperar, pois concentra a distribuição de recursos e distancia os investimentos da população, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

“A Expo Jacutinga representa a consolidação de todo projeto de desenvolvimento deste município. Aqui estão sendo expostas potencialidades geradas pelo poder público, entidades parceiras e empreendedores rurais e urbanos. Caso o município de Jacutinga seja rebaixado à condição de distrito, acredito que esta cidade ficará deserta, os imóveis perderam seu referencial de valorização e o êxodo irá ampliar o cinturão de miséria nas cidades maiores”, finalizou o parlamentar.

Presenças

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Beto Bordin; a presidente do Poder Legislativo, vereadora Débora Paula Nava Ogliari; deputado estadual Sérgio Turra; vice-prefeita Salete Lufth e presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron.



Fonte: http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/319955/Default.aspx




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram