Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual Vitor Bonfim (PL-BA)
Deputado estadual Vitor Bonfim (PL-BA)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputado liberal

muda para 15% cota de dependente para
pensão por morte na Bahia


Bahia - O deputado estadual Vitor Bonfim (PL-BA) alterou a cota para dependente no cálculo proposto para pensão por morte. O parlamentar é o relator da PEC 159/2020, que regulamenta o Regime de Previdência, enviada pelo governo do estado.

O portal de notícias “bahia.ba” repercutiu, que a primeira versão do parecer, publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa (Alba) do último sábado, 25, alterava o cálculo de 40% do salário recebido pelo contribuinte acrescido de 20% para cada dependente, para 50% do salário e cota de 10% por dependente. Na versão publicada na última terça-feira, 28, a cota por dependente passa a ser de 15% – a cota familiar segue 50%.

O liberal justifica no texto que a alteração foi acordada com o governador do Estado, e se iguala à Emenda Constitucional 103/2019, do Palácio do Planalto, que altera o sistema de Previdência Social. A proposta federal, no entanto, propõe cotas de 50% acrescida de 10% por dependente – semelhante à emenda anterior de Bonfim.

No novo parecer, Bonfim propôs ainda outras três emendas. Uma delas altera o parágrafo 7º do artigo 42 da Constituição Estadual, propondo o uso da média aritmética simples dos salários de contribuição e das remunerações como base para contribuições ao Regime Próprio de Previdência Social e ao Regime Geral de Previdência Social, ou como base para contribuições decorrentes das atividades militares – correspondentes a 90% do período contributivo desde julho de 1994 ou desde o início da contribuição, se posterior a essa competência.

Segundo a publicação, a este artigo, o deputado acrescenta dois parágrafos. O primeiro estabelece que a média não pode ser menor que o salário mínimo (conforme estabelecido pelo parágrafo 2º do artigo 201º da Constituição Federal) e nem maior que o valor máximo do salário de contribuição do Regime Geral de Previdência para o servidor que ingressou no serviço público em cargo efetivo após implantação do regime de Previdência complementar. O segundo define que os benefícios calculados serão reajustados conforme o Regime Geral.

Mais duas emendas


Bonfim propôs também mudança no artigo 9º da PEC 159/2020, que trata do cálculo dos benefícios do Regime de Previdência. O parlamentar quer que o valor do benefício da aposentadoria corresponda a 60% da média aritmética nos termos do parágrafo 7º, do artigo 42º da Constituição Estadual, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 anos para homem e 15 anos para mulher. O texto constitucional estabelece que os servidores atendidos pelo regime de Previdência serão aposentados com base na remuneração do cargo efetivo em qeu se der a aposentadoria e corresponderão à totalidiade da remuneração.

O parlamentar sugere ainda que a aposentadoria corresponda à totalidade da média aritmética apenas em casos de incapacidade permanente decorrente de acidente de trabalho, doença profissional e doença de trabalho. Em caso de aposentadoria do policial civil e do agente penitenciário, a aposentadoria será equivalente à última remuneração do cargo que exercia antes de se aposentar. O parecer do relator propõe ainda um novo artigo à PEC original. O novo artigo 11º passa a permitir que qualquer município baiano possa adotar, total ou parcialmente, as regras estabelecidas pela PEC estadual. Na avaliação do parlamentar, a proposta traz “maior clareza” a algumas regras previstas.



Fonte: https://bahia.ba/politica/bonfim-muda-para-15-cota-de-dependente-em-novo-parecer-da-previdencia/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram