PL-TV: Edio Lopes debate
acordos internacionais em reunião do Parlasul
Brasília - O deputado federal Edio Lopes (PL-RR), membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), participou na última segunda-feira, 30, em Montevidéu, no Uruguai, de importante reunião da Comissão do Parlamento de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca.
O Parlasul discutiu o acordo entre os países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para a construção de uma ferrovia que ligará o porto de Paranaguá no Estado do Paraná, até o porto de Antofagasta, no Chile.
De acordo com o parlamentar liberal, será um percurso de quase 3 mil km, o que proporcionará uma economia de 18 dias de navio e mais de 8 mil km de rota marítima, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. “Será um barateamento, por exemplo, no custo da soja brasileira, da ordem entre 40-60%, onde o frete ficará mais barato para chegar aos países da Ásia”, explica Edio Lopes.
Ele destaca ainda que grande parte dessa ferrovia já existe entre os países. Há a necessidade, porém, de algumas ampliações e adequações do lado argentino, por exemplo, e a efetivação do acordo entre os países membros do Mercosul e também com o Chile.
Agenda
Os membros do Parlasul também definiram que a data da próxima reunião será em abril de 2020, com a presença de autoridades da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), órgãos que desenvolvem trabalhos relacionados à fome no mundo e à produção de alimentos.
“Essa reunião se dará por conta de estimativas que indicam que em 2050, teremos no planeta algo em torno de 10 bilhões de pessoas. E nos moldes que a agricultura está caminhando hoje, levará grande parte do planeta à fome. A FAO entende que daqui para 2050, precisamos ter um crescimento na agricultura familiar, que é quem produz o produto de mesa, na ordem de 40%. Essa é uma situação que não é muito fácil de ser alcançada”, alerta o deputado liberal.
|
|


|